Alunos do Parlamento Jovem marcam presença na Câmara e compartilham ideia de projeto de lei com vereadores

por Administradora Oficial publicado 05/10/2023 15h27, última modificação 05/10/2023 15h27

Alunos do Parlamento Jovem estiveram em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal. Jovens vieram apresentar aos vereadores ideias de projeto de lei sobre a questão ambiental.

A adolescente Ana Júlia Viana usou a tribuna para sugerir a criação de projeto Reviverde, que tem como objetivo a arborização do município. Em linhas gerais, com implantação do projeto cada residência contaria com uma árvore, e caso não possa atender à lei devido asfaltamento, o cidadão deve colaborar com o projeto, com mudas.

Ane Júlia afirmou que o ideal seria se o Prata contasse com mais do que coqueiros, que são bonitos mas não ajudam na sombra e nem no clima. Para tanto, seria implantado o projeto, como já ocorre em cidades da região. “ Basicamente o foco é gerar mais áreas verdes na cidade. Há diversas ruas que não têm uma única árvore. Daí o clima é seco e quente. E em cidades com mais áreas verdes, o clima é mais ameno, como o de Araguari. Então sugiro que tivesse um projeto como o de lá. Que todos devem ter árvores nas portas de suas casas. “

O jovem Ademir Lucas Miranda Araújo, que representou a cidade de Prata na plenária Estadual do Parlamento Jovem também usou a tribuna para falar do meio ambiente. A ideia proposta por Ademir une desenvolvimento econômico e ambiental, visa plantar mais árvores, árvores que ficarão em posse da prefeitura, que teria total direito sob as árvores e o que elas produzissem. “ A prefeitura poderia vender os produtos para os mercados. Assim, evitaria desgaste do alimento com transporte, além de movimentar economia da cidade.

Vereadores aprovaram a iniciativa dos adolescentes, que integram o quadro de alunos do projeto Parlamento Jovem, programa da Assembleia Legislativa de Minas realizado também aqui no Prata, na Câmara, que visa formar jovens líderes políticos.