Câmara realiza primeira oficina do Parlamento Jovem debatendo conceitos do sistema político

por Administradora Oficial publicado 16/03/2023 18h02, última modificação 16/03/2023 18h02
A Câmara Municipal realizou na noite de ontem ( 8 ) a primeira oficina prevista para o projeto Parlamento Jovem 2023 – programa de educação política voltado a adolescentes do Ensino Médio.
A iniciativa é da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, em parceria com Câmara Municipais, e nesse ano retorna ao Prata com a temática – Jovem e Mercado de Trabalho.
Em um primeiro momento, jovens inscritos tiveram uma capacitação ministrada pela OAB – representada pelo advogado José Carlos, sobre conceitos básicos do Sistema Político brasileiro, sobre o que é Política, Democracia e cada um dos Três Poderes.
Segundo a Escola do Legislativo, a ideia é que inicialmente os jovens tenham uma base sobre como funciona a política no país para após começarem as atividades temáticas, que em 2023 se concentram no Mercado de Trabalho.
A oficina se encerrou com dinâmica que incentivou os adolescentes a se imaginarem como lideranças políticas locais, dando espaço para que cada um compartilhassem causas que acreditam serem relevantes em um mandato político.
O segundo encontro do PJ acontece na próxima quarta-feira, e focará no funcionamento do Poder Legislativo Municipal e Estadual e Ciclo Orçamentário, e contará com presença da OAB, que ministrará a oficina.