Câmara recebe representantes da APAE para discutir a causa da pessoa com deficiência

por Administradora Oficial publicado 24/08/2023 13h20, última modificação 24/08/2023 13h20
Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, alunos, familiares e equipe APAE do Prata marcaram presença na última reunião de vereadores realizada pela Câmara Municipal segunda-feira, dia 21/08.

Os alunos Andressa Paulina Ferreira Santos e Diego Arantes Silva iniciaram o momento usando a tribuna para se apresentarem e agradecerem o espaço oferecido. Em sequência, Anny Caroline Souza Freitas Ferreira, mãe de uma criança diagnosticada com autismo atendida pela Instituição, falou sobre a filha e a discriminação que pessoas autistas e portadoras de deficiência ainda sofrem na sociedade. “ O preconceito existe, mas a gente ignora, finge que não vê. “

Outra pessoa que contribuiu com a discussão foi Lucélia Oliveira Rezende, atual presidente da APAE. Lucélia apresentou o trabalho da APAE no Prata, que segundo ela hoje com 34 alunos fixos e atende ainda outras 205 pessoas, oferecendo tratamentos diversos, como a Equoterapia – método terapêutico baseado em equitação, uso de cavalos.

Maria Paula Arantes de Macedo, mãe de Diego e ex-presidente da APAE também ocupou a tribuna e comentou sobre a importância da aceitação da deficiência por parte dos familiares dos portadores de deficiência. “ Quando a família aceita o desenvolvimento da criança é totalmente diferente, a aceitação é muito importante. “ , relata.

O vereador Danilo completou a fala de Maria Paula compartilhando relato vivido por ele dentro de sua própria família. “ Naiara entrou na escola, não conseguiu acompanhar, aí colocamos na APAE, ela ficou por lá um tempo, se desenvolveu, foi para a escola normal, hoje ela é formada em pedagogia. Para ela a APAE foi o pontapé inicial, foi muito válido ela ter passado por lá “.
Demais vereadores aproveitaram o momento para manifestarem apoio à Instituição.