Dados do Mercado de Trabalho do Prata e Região são discutidos em oficina do Parlamento Jovem

por Administradora Oficial publicado 08/05/2023 14h11, última modificação 08/05/2023 14h11

O programa de educação política da Câmara, Parlamento Jovem, apresentou dados sobre o Mercado de Trabalho em Prata e região em seus últimos encontros com adolescentes participantes do projeto.  Oficinas conduzidas pelos alunos do curso de Ciência Econômicas da UFU discutiram os desafios da juventude e população pratense em geral na vida profissional.

Ao longo do encontro foram apresentados dados que comparam a realidade do município com cidades como Uberaba e Uberlândia. Segundo informações compartilhadas, a agricultura é o grande motor econômico do município, seguido do comércio varejista. Prata conta com 7.035 pessoas com vínculo formal trabalhista ativo, um aumento de 37% em comparação à 2020. Dentre esse percentual, 31.4% dos trabalhadores ganham entre 1 e 1 salário e meio. 26% deles recebem de 1,51 a 2 salários mínimos. Já no que tange à escolaridade, 44.3% da população tem Ensino Médio Completo, Fundamental Completo soma 11.2% e outros 17.1%

Já em sua última atividade Parlamento Jovem discutiu métodos de gestão utilizados no Mercado de Trabalho. Oficina foi conduzida pelo FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e focou em metodologia SMART, que segundo representante do FIEMG é forma simples e prática para gestão de projetos, que tal como boa comunicação e bom relacionamento interpessoal é uma das principais habilidades procuradas por empregadores em trabalhadores.

Parlamento Jovem realizará uma nova oficina nessa quarta-feira, dia 10 de maio. Parceiro IFTM de Uberlândia irá bater um papo conosco sobre a importância da Escolaridade e Qualificação na vida do cidadão. Se você se interessa pelo tema, venha viver o PJ conosco!