Grupo MOAFRO pede a criação de Secretaria da Igualdade Racial no Prata

por Administradora Oficial publicado 16/05/2023 14h21, última modificação 16/05/2023 14h21

Grupo MOAFRO – Movimento Afro marcou presença na última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal para pedir pela causa negra no Prata.
.
Na ocasião, Luiz Fernando Silva Ferreira, representante da MOAFRO usou a tribuna para fazer um apelo aos vereadores em prol da luta e valorização do Movimento Negro no Prata. O grupo entregou aos parlamentares um pré-projeto de lei para que seja criada uma Secretaria Municipal da Igualdade Racial, segundo ele uma demanda antiga da comunidade afro pratense.
.
“ Viemos apresentar a vocês o pré-projeto, pelo qual o grupo MOAFRO solicita a criação da secretaria que é um sonho de muitos anos. Há muito tempo pensamos uma secretaria para trabalhar em prol de uma raça até hoje desprezada de forma significativa. Então entregamos nas mãos de vocês para que possam olhar o projeto, dentro da possibilidade da Casa de Leis. Ele foi feito dentro da legalidade, dentro da dotação orçamentária, para que vocês dentro do que for possível, ajudar essa política tão difícil de ser executada, que é a voltada para a comunidade negra no Prata. A secretaria é importante que a para que a causa pudesse ir um pouco mais longe “
.
Graça Rosa Jacob Sabino, também representante do Grupo, afirma que a criação da secretaria não pretende competir com o trabalho realizado pela Secretaria de Cultura, que atualmente gerencia festividades e atividades da cultura negra na cidade. " Uma dos intuitos da secretaria é observar nas escolas as crianças negras que estão estudando, as que estão negligenciadas, parando de estudar para trabalhar. Queremos levantar dados, saber quantos negros tem hipertensão, diabetes, que são doenças de maioria negra. Não fiquem preocupados que não queremos desmanchar a Cultura e fazer outra. Podemos lutar juntos. “
.
Como resposta, vereadores demonstraram apoio à causa, se comprometendo a somar forças em prol da iniciativa.