Parlamento Jovem leva Instituição de Ensino e incentivo à qualificação profissional aos jovens pratenses

por Administradora Oficial publicado 11/05/2023 13h41, última modificação 11/05/2023 13h41
Câmara Municipal realizou mais uma atividade do projeto Parlamento Jovem. A oficina, que ocorreu na noite de ontem, quarta-feira, foi conduzida por representates do IFTM – Instituto Federal de Uberlândia.

Ao longo das duas horas de encontros foram apresentadas e discutidas questões como nível de escolaridade e empregabilidade da população brasileira, como a capacitação profissional e acesso a outros direitos como saúde, alimentação e educação em geral são determinantes para o combate ao desemprego e desigualdades sociais.

Palestrante aproveitou o espaço para apresentar aos jovens os tipos de capacitação existentes no país, com foco o IFTM. O Instituto Federal abarca a formação básica, técnica e tecnológica, desenvolvendo ainda projetos de pesquisa acadêmica e extensão à comunidade.

Em um segundo momento, os adolescentes foram divididos em três grupos. Cada um deles teve de pensar e propor políticas públicas que facilitem a inserção do jovem no mercado de trabalho por meio das áreas de meio ambiente, informática e agropecuária.

Palestrantes trouxeram ainda relatos de cidadãos que tiveram a vida mudada pela Educação, e deixaram com os jovens uma mensagem de incentivo aos sonhos e estudos, enfatizando que a Educação Política, o objetivo que move o projeto, também é uma ferramenta de transformação social e pessoal.