PM compartilha dados e planos para a segurança pública pratense

por Administradora Oficial publicado 16/08/2023 17h42, última modificação 16/08/2023 17h42

A Câmara Municipal do Prata/MG recebeu, na semana passada, por meio de seu representante, Tenente Fagundes, a visita da Polícia Militar.

Tenente Fagundes apresentou aos vereadores e população dados sobre a criminalidade local, ressaltando a diminuição de ocorrências de crimes na cidade. Segundo estatísticas apresentadas, crimes violentos, como: homicídio, tentativa de homicídio, estupro, roubo, assalto a mão armada, reduziram em 75% quando comparando ao ano anterior.

O militar também destacou a redução de crimes na zona rural, conquista derivada da junção dos esforços entre PM, Poder Executivo e Poder Legislativo, que recentemente auxiliou na aquisição de equipamentos para o programa Campo Seguro; “ São trinta câmeras na zona rural, e tem trazido redução significativa de crimes, porque ela traz a sensação de segurança e inibe o cidadão infrator de agir ”, informou o policial.

Tenente Fagundes explicou que, para expandir os resultados positivos, a 257ª CIA da PM precisa aumentar o vídeo monitoramento urbano no Prata. Deverão ser instaladas câmeras aptas a realizar reconhecimento de indivíduos por meio de cor de camiseta, cor de veículos, dentre outros atributos, em 40 pontos principais do Prata, incluindo todos os acessos da cidade, a exemplo da mineira Centralina “ lá o município é praticamente todo fechado, monitorado por câmeras de segurança de alta resolução, que contam ainda com inteligência artificial. Tem trazido um resultado fantástico”, ressaltou.

O PM também trouxe dados sobre Violência Doméstica, um dos principais crimes cometidos no município atualmente. Tenente Fagundes explicou que esse tipo de violência, engloba, além da agressão física, também o abuso psicológico, patrimonial, moral e sexual. Explanou ainda sobre o Ciclo da Violência Doméstica, que acontece quando a mulher tem dificuldade de escapar e romper com uma relação abusiva. A agressão é seguida pelo arrependimento do agressor e o perdão da vítima, até que um novo episódio violento ocorra e o ciclo continue.