Procuradoria da Mulher Câmara realiza bate-papo sobre saúde mental feminina para discutir janeiro branco

por Administradora Oficial publicado 02/02/2024 18h15, última modificação 02/02/2024 18h15

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal realizou na tarde quarta-feira, dia 31/01, um bate-papo com a psicóloga Ândrea em comemoração à campanha Janeiro Branco, que aborda a Saúde Mental.

O encontro principalmente em como a violência contra a mulher impacta no bem-estar mental da mulher. A profissional explicou às presentes as diferenças entre os vários tipos de violência sofridas diariamente por brasileiras, ressaltando que ao contrário que muitos pensam, violência doméstica não envolve somente violência física, mas também diversos outros tipos de agressões, tais como:

**Violência psicológica: condutas que causem danos emocionais e diminuição da autoestima, como ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insultos, chantagens.

**Violência moral: calúnia, difamação ou injúria. Por exemplo: expor a vida íntima, acusar a mulher de traição, desvalorizá-la pela forma de se vestir, rebaixar a mulher por meio de xingamentos.

**Violência sexual: qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, como por exemplo, o estupro.

**Violência patrimonial: qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição de objetos, documentos pessoais, bens, valores, dentre outros. Por exemplo: controlar o dinheiro, deixar de pagar a pensão alimentícia, estelionato, causar danos propositais a objetos.

A psicóloga ressaltou ainda, no encontro, que para que o ciclo da violência acabe é importante que toda a sociedade denuncie casos de violência doméstica e acolha essas mulheres. Sair de um relacionamento nocivo quase nunca é simples e o apoio de familiares e amigos pode ser decisivo para não somente recuperar a saúde mental de milhares de vítimas de violência, como salvar vidas.